- Área: 140 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto consiste na reformulação de área externa de lazer de residência unifamiliar.
A antiga churrasqueira foi eliminada e executou-se um "refeitório" no patamar térreo próximo da piscina, com capacidade para atender até 16 pessoas.
A idéia é que todos os usuários se relacionem de maneira linear, ao longo de uma única mesa contínua. Essa premissa determinou as características plásticas da edificação.
O refeitório consiste em volume simplificado, elevado do piso perimetral à piscina. Pilares metálicos de secção circular sustentam cobertura metálica com acabamento final externo em aço corten.
Na extremidade final da edificação, localiza-se a cozinha superior, equipada com fogão industrial, câmara refrigerada, bancada de lavagem e bancada de finalização de pratos - além de elevador monta-carga que se comunica com uma nova cozinha de preparação de pratos, situada no pavimento inferior.
O fechamento do módulo da cozinha superior é feito por lâmina de concreto aparente onde se concentram todas as instalações e o escoamento de água pluvial.
A vedação geral do refeitório é executada em vidro, para garantir total transparência e um diálogo constante, com a piscina, o jardim e o corpo da residência principal.
Para amenizar o calor dos dias quentes, os planos de correr de vidro podem ser totalmente abertos e as cortinas puxadas de forma independente.
Projetou-se lavabo externo para apoio geral, sendo um cubo de alvenaria rústica descolado do volume do refeitório. Possui Iluminação zenital com jogo de luz e sombra via ripados desencontrados de madeira.
Piso em granitina branca polida e iluminação em trilhos eletrificados com spots independentes e ajustáveis de acordo com a necessidade.
Todas as bancadas e apoio geral são em inox escovado.
O mobiliário é assinado por Índio da Costa.